Digite para pesquisar

Melatonina: contraindicações e efeitos colaterais

Bem-Estar Dicas Suplementos

Melatonina: contraindicações e efeitos colaterais

Melatonina: contraindicações

Apesar de ser um hormônio natural, o uso da melatonina não deve ser feito de forma indiscriminada e possui contraindicações.

A melatonina regula o ritmo circadiano (ciclo dia e noite de um indivíduo), além de garantir um sono saudável ​, ajuda a  ter uma boa quantidade de sono REM.

As pessoas que têm dificuldade em adormecer geralmente recorrem ao uso do suplementos de melatonina. A melatonina é amplamente referida como um complemento eficaz para o sono e para a insônia.

É importante conhecer os pontos positivos e negativos da melatonina.

Hoje em dia comprar melatonina no Brasil é fácil, mas, conheça alguns dos efeitos colaterais mais comuns associados à melatonina antes de começar a tomar.

Efeito colateral da melatonina : Sonolência diurna

Melatonina: sonolência diurna

A maioria das pessoas relatam que a melatonina não causa sonolência diurna ou nenhum outro efeito colateral, mas cada organismo pode reagir diferente. Algumas pessoas são muito sensíveis à melatonina e outras correm risco devido aos suplementos disponíveis e sofrer uma overdose de melatonina.

Essas pessoas são mais propensas a experimentar a sonolência diurna. A melatonina ajudará você a ter uma boa noite de sono, mas às vezes esse sono se prolonga por muito tempo (sono adormecido), o que pode deixar você com com mais sono durante o dia. Pílulas que contém maior mg podem ter um efeito tão poderoso que deixam as pessoas incapacitadas e letárgicas por mais de 24 horas após a dose.

A melatonina não interfere no sono REM profundo, e pode realmente melhorá-lo, para que você tenha um sono de alta qualidade, apesar de em alguns organismos possivelmente sofre com efeitos colaterais durante o período diurno.

Efeito colateral da melatonina : gravidez e amamentação 

Melatonina: Gravidez e Amamentação

Em geral, não é recomendado o uso da melatonina se a mulher estiver grávida ou amamentando.

Não foi realizado um estudo específico sobre o impacto da melatonina em bebês ou fetos, mas o conhecimento atual sugere que não é uma boa ideia tomar melatonina por via oral ou de qualquer outra maneira durante a gravidez ou quando  estiver amamentando. 

Considerando que a melatonina pode causar efeitos colaterais em um adulto, ao alimentar uma criança ou um feto com um fluxo consistente do material no leite materno. Quaisquer efeitos colaterais que um adulto possa experimentar podem ser passados ​​dez vezes mais para um bebê!

Efeito colateral da melatonina : dosagem de confusão

A melatonina pode não causar o mesmo tipo de dependência física que outros auxiliares do sono podem causar, mas pode interferir na maneira como o corpo produz hormônios.

Tomar melatonina todas as noites convence seu corpo de que não precisa mais produzi-lo porque está obtendo-o de uma fonte externa.

Isso significa que você terá mais dificuldade em produzir sua própria melatonina ao tentar dormir. Uma boa maneira de combater isso é usar a melatonina para ajudar a restabelecer o sono, mas não usá-lo como um auxílio real ao sono.

Isso funciona porque tomar melatonina todas as noites por um curto período de tempo pode realmente ajudar seu corpo a começar a produzir melatonina no momento em que você a toma.

Se seu horário de sono estiver desativado ou você quiser alterá-lo por um determinado motivo, comece a tomar melatonina todas as noites em um horário definido. Depois de alguns dias, seu corpo deve estar condicionado a produzir melatonina neste momento.

Se você parar de tomá-lo, seu corpo poderá se lembrar disso e começar a produzir melatonina ao mesmo tempo.

Efeito colateral da melatonina : dores de cabeça

Melatonina - Dores de Cabeça

Embora não seja um sintoma comum e normalmente ocorra apenas em pessoas extremamente sensíveis ou que estejam tomando doses muito altas do suplemento.

Isto é possivelmente porque a melatonina afeta os níveis de serotonina no cérebro. Se você já tem um equilíbrio saudável de serotonina, a melatonina pode prejudicar esse equilíbrio, e um dos sintomas dos desequilíbrios da serotonina inclui dores de cabeça.

Efeito colateral da melatonina : sedação excessiva

Não é recomendado combinar a melatonina com medicamentos que são conhecidos por sedativos ou que diminuem a taxa de respiração porque a mistura pode levar à sedação excessiva.

Embora não seja provável que a melatonina possa causar diretamente uma overdose, ainda é um risco exceder a dosagem. Até suplementos naturais de ervas podem causar sedação excessiva quando combinados com melatonina, embora o risco seja muito menor.

Esses suplementos podem incluir maracujá ou raiz de valeriana, que são ajudas  bastante eficazes por conta própria.

Efeito colateral da melatonina: tontura e náusea

A melatonina, quando tomada em altas doses, pode causar reações associados a tonturas e náuseas. O indicado para melhorar os sintomas é ingerir água e cortar imediatamente o uso do suplemento.

Recentes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *